Páginas

sábado, 15 de agosto de 2015

Notícia - Nova espécie de peixe chama-se Obama


Uma espécie de peixe de água doce recentemente descoberta recebeu o nome do atual presidente dos EUA. Outras espécies também descobertas receberam ainda nomes de antigos presidentes e um vice-presidente, pelas credenciais ambientais nas suas ações.

Investigadores atribuíram o nome do atual presidente dos EUA, Barack Obama, a uma espécie de peixe de água doce que recentemente descobriram. Os investigadores descobriram no norte da América cinco novas espécies da família das percas. São pequenos peixes muito coloridos que percorrem os cursos de água e pertencem a um grupo de percas mais comuns no norte de Alabama e no leste de Tennessee.

O Etheostoma Obama, é uma espécie muito pequena, em que os machos atingem 48 mm e que evidencia azuis e faixas laranja. Os investigadores escolheram o nome Obama para esta espécie considerando a liderança ambiental inédita, particularmente no caso das energias renováveis e protecção do ambiente, e por ser dos primeiros líderes norte-americanos com uma visão mais global para conservação e protecção do ambiente.

As outras espécies descobertas receberam nomes de antigos presidentes, também pelas suas credenciais ambientais: Teddy Roosevelt por ter delimitado vastas áreas silvestres para parques e monumentos; Jimmy Carter pelas políticas energéticas e trabalho humanitário após ter sido presidente e Bill Clinton pelas políticas de conservação. A quinta espécie recebeu o nome de um vice-presidente, Al Gore, pelo famoso trabalho ambiental e por ser nativo de Tennessee, tal como a espécie descoberta.

Fonte: Nuno Leitão/Guardian

Sem comentários: