Páginas

sexta-feira, 16 de julho de 2021

Thamnophis sirtalis infernalis: a cobra mais bonita do mundo

A indescritível cobra-liga vermelha da Califórnia é frequentemente descrita como uma das cobras mais bonitas do mundo. 

A cobra-liga vermelha da Califórnia (Thamnophis sirtalis infernalis) é uma subespécie da cobra-liga comum.

A maioria destas cobras tem um padrão de listas azuis num fundo preto e vermelho. O seu tamanho médio é de cerca de 55 cm, mas podem chegar a medir pouco mais de um metro.

As cobras-liga comuns são nativas apenas da região neoártica. Estão presentes em grande parte da América do Norte, embora sejam pouco comuns no árido sudoeste dos Estados Unidos.

A Thamnophis sirtalis infernalis apresenta um padrão básico de três faixas, incluindo listas amarelas ou azuis sobre um corpo principalmente vermelho, com uma fileira de pontos pretos ou manchas aparecendo num padrão semelhante a uma faixa.

Esta subespécie apresenta uma cabeça laranja ou vermelha e pode variar significativamente na aparência com base na localização geográfica da cobra.

A cobra-liga vermelha da Califórnia é uma cobra delgada, mais pequena e mais leve que a cobra-cobra de São Francisco. As fêmeas atingem tipicamente 90 a 100 cm, enquanto os machos atingem 65 a 75 centímetros e são mais magros que as fêmeas.

As cobras-ligas foram consideradas por muito tempo não-venenosas, mas alguns estudos cientificos no início dos anos 2000 revelaram que produzem um veneno neurotóxico.

Apesar de serem venenosas, a pequena quantidade de veneno que produzem não é suficiente para ferir ou matar um ser humano.

https://greensavers.sapo.pt/thamnophis-sirtalis-infernalis-a-cobra-mais-bonita-do-mundo/

Sem comentários: