Páginas

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Conteúdo - Formação de Rochas 5

Como consequência da acção dos agentes meteóricos sobre as rochas, estas vão sendo desagregadas originando fragmentos e grãos de diferentes dimensões, os chamados detritos ou clastos. A acção de desgaste e remoção dos diferentes detritos e soluções, que acontece a seguir ou em simultâneo à meteorização, chama-se erosão. Os agentes são, praticamente, os mesmos que actuam na meteorização. O vento, por exemplo, tem uma acção importante principalmente nos locais onde os produtos da meteorização não estão protegidos por vegetação ou outros obstáculos. O vento arranca detritos incoerentes e secos. Este fenómeno denomina-se deflação. Arrastando consigo os detritos arrancados, o vento, próximo do solo, provoca a erosão das rochas, podendo originar um modelado designado por blocos pedunculados (massas rochosas escavadas na parte inferior). Este tipo de erosão eólica denomina-se corrasão. A acção erosiva causada pelos diferentes tipos de águas (pluviais, fluviais, subterrâneas, lacustres, marinhas, glaciares, etc.) é sobejamente conhecida. Por exemplo, a capacidade de erosão de um rio é máxima quando experimenta grandes cheias e a sua água atinge grande velocidade. A velocidade de desgaste do leito do rio depende do caudal, do declive, da natureza dos detritos arrastados e das rochas constituintes do leito, e varia ao longo do curso do rio.
Como acabamos de ver os materiais resultantes da meteorização, normalmente, não ficam no seu local de origem. São deslocados para outros locais pelos ventos, gravidade, águas (estado líquido e sólido) -dissolução e detritos ou clastos- e seres vivos, particularmente pelo homem. Desta forma ocorre o transporte.
sedimentação ou deposição ocorre, em vários ambientes (deltaico, lagunar, marinho, torrencial, etc.), sobretudo por acção da gravidade. O agente transportador perde a força de arraste e deposita os detritos que transportava, segundo a dimensão e densidade dos detritos. Como resultado de sucessivos transportes e deposições formam-se camadas ou estratos de sedimentos, disposição característica da grande maioria das rochas sedimentares.
diagénese consiste nas mudanças ou transformações, químicas, físicas e biológicas, sofridas por um sedimento após a sua deposição. Inclui processos tais como: compactação e rearranjo espacial dos
compact.gif
Esquema da compactação dos sedimentos detríticos e circulação dos fluidos entre os poros.
solpres.jpg
Esquema do fenómeno da solução de pressão, reflectindo a dissolução dos grãos de um mineral resultado das pressões e a cimentação dos poros.

grãos, consolidação, cimentação, autigénese, substituição, solução de pressão, precipitação, recristalização, oxidação, redução, desidratação, hidratação, lexiviação, polimerização, adsorção, acção bacteriológica (exº origem do petróleo), os quais são normais na parte superficial da crosta terrestre. Os processos diagenéticos não só se iniciam logo após a deposição do sedimento, como têm um tempo variável na sua ocorrência.
As rochas sedimentares devem ser observadas como produtos finais de um complexo processo ( ver o esquema apresentado na página anterior).

Pela sua natureza, os processos e produtos da meteorização química originados pelos diferentes agentes são complexos e interdependentes. A dissolução, hidratação, hidrólise, oxidação, redução e lexiviação dos compostos mais solúveis combinam-se de formas diferentes de acordo com o tipo de rocha, o clima e a morfologia da região.





modcarsico.gif
Esquema simplificado de um modelado cársico numa formação calcária, resultante da acção dissolvente da água. A - Dolina; B - Campos de lapiás; C - Gruta com rio subterrâneo; D - Estalagmite; E - Estalactite; F - Algar; G - Exsurgência.
estalactestalag1.jpg
Aspecto de uma gruta numa formação calcária, mostrando as estalagmites e estalactites.

5 comentários:

Anónimo disse...

Ηello my famіly membеr! I want tο sаy
thаt this аrticle iѕ аωesome, nіce written аnd include almost all vital infos.

I would lіke to look extгa pоstѕ
like thiѕ .

Have a look at my hоmepage Actliveforthecity.Blogspot.Com

Anónimo disse...

If you wiѕh for to increаse your κnowledge only keep
visiting this ωeb page and be uρdateԁ
wіth the latest gossip posted heгe.

Also visit my web blog; just click the following internet page

Anónimo disse...

I am rеally loνing the theme/desіgn of yοur weblog.

Do you еver run into аny web bгοwseг compatibilitу prоblems?
Α couplе оf my blοg audiencе have complаinеd аbout
my websitе not οpеrating coгrectly in Exploгer but
looks greаt in Firefox. Do you hаve any suggeѕtions to help fix thіs issue?


my websіte ... http://www.contemporary-warcraft.com/wiki/index.php?title=Benutzer:BrigetteFi

Anónimo disse...

Hey theгe! Do you know if they make аny pluginѕ to
аѕѕist with SEO? I'm trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I'm nοt seeing very good suсcess.
If you know of any please share. Kudos!

My ωeb site; Www.prweb.Com

Anónimo disse...

Hі there friends, hοω іs thе
ωhole thing, and what you wοulԁ liκe to
say on the topic of thiѕ агticle,
in my view itѕ actually гemаrkablе in fаvor οf me.


My ωeb-ѕite :: Pulsed Light