quarta-feira, 1 de novembro de 2017
Conteúdo - Gigantesco icebergue prestes a nascer na Antárctida
Um gigantesco icebergue – que deverá ser o maior alguma vez registado – está à beira de se formar na Antárctida.
Uma fissura, que vinha a desenvolver-se lentamente nos últimos anos ao longo da plataforma de gelo Larsen C, na Península Antárctica, expandiu-se abruptamente no último mês. Cresceu 18 quilómetros em Dezembro, tendo agora mais de 80 quilómetros de comprimento. Faltam agora só 20 quilómetros para que a quebra ocorra, dizem os cientistas do Projecto Midas, da Universidade de Swansea, em Gales (Reino Unido).
“A plataforma de gelo Larsen C está prestes a derramar uma área de mais 5000 quilómetros quadrados, na sequência do crescimento substancial da fissura”, frisam os cientistas em comunicado. O icebergue “irá mudar substancialmente a paisagem da Península Antárctica” e poderá anunciar quebras ainda maiores na plataforma de gelo Larsen C.
As plataformas de gelo são áreas de gelo flutuante no oceano, com centenas de metros de espessura, na zona final dos glaciares. Os cientistas temem que a perda de plataformas de gelo à volta do continente branco permita que os glaciares no interior da Antárctida deslizem mais depressa em direcção ao mar, à medida que as temperaturas globais sobem devido às alterações climáticas, aumentando assim o nível do mar com o seu derretimento.
Nos últimos anos, várias plataformas de gelo já se partiram à volta das regiões no Norte da Antárctida, incluindo a Larsen B, que se desintegrou em 2002.
Informação retirada daqui
Exercício - Subsistemas Terrestres
Imagens de exercícios, extraídas da aplicação para QI "SUBSISTEMAS TERRESTRES" Integrada no tema introdutório à componente de Geologia, do programa de Biologia e Geologia (ano I), a abordagem ao sistema Terra e aos subsistemas terrestres afigura-se importante para a compreensão do objecto da Geologia, da complexidade do trabalho dos geólogos e da necessidade de diferentes métodos e instrumentos de trabalho para o estudo da Terra. Eis alguns comentários de imagens integradas numa aplicação para quadros interactivos sobre subsistemas terrestres. Exercício 1 O exercício seguinte permite a exploração do conceito de sistema e da tipologia de sistemas. Favorece a discussão em torno da classificação do sistema Terra. As imagens seguintes mostram o exercício e a sua resolução, após deslocação dos termos para as posições correctas...
Exercício 2
O exercício seguinte permite explorar a classificação do sistema Terra, a fundamentação de tal classificação e respectivas consequências. As imagens seguintes mostram o exercício e a sua resolução, após deslocação dos termos para as posições correctas... Exercício 3 Neste exercício os alunos apercebem-se que o sistema Terra, na sua parte mais superficial, funciona com todos os subsistemas em interacção. Ao mesmo tempo são confrontados com a dimensão da Geofera, antevendo a sua organização em camadas distintas, mas relacionadas entre si.
Exercício 4
O ciclo hidrológico é um excelente exemplo das dinâmicas e interacções dos subsistemas terrestres. As imagens seguintes mostram o exercício e a sua resolução, após deslocação dos termos para as posições correctas...
Escrito por José Salsa
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Exercício - Subsistemas Terrestres
Integrada no tema introdutório à componente de Geologia, do programa de Biologia e Geologia (ano I), a abordagem ao sistema Terra e aos subsistemas terrestres afigura-se importante para a compreensão do objecto da Geologia, da complexidade do trabalho dos geólogos e da necessidade de diferentes métodos e instrumentos de trabalho para o estudo da Terra. Eis alguns comentários de imagens integradas numa aplicação para quadros interactivos sobre subsistemas terrestres.
Exercício 1
O exercício seguinte permite a exploração do conceito de sistema e da tipologia de sistemas. Favorece a discussão em torno da classificação do sistema Terra. As imagens seguintes mostram o exercício e a sua resolução, após deslocação dos termos para as posições correctas...
Exercício 2
O exercício seguinte permite explorar a classificação do sistema Terra, a fundamentação de tal classificação e respectivas consequências. As imagens seguintes mostram o exercício e a sua resolução, após deslocação dos termos para as posições correctas...
Exercício 3
Neste exercício os alunos apercebem-se que o sistema Terra, na sua parte mais superficial, funciona com todos os subsistemas em interacção. Ao mesmo tempo são confrontados com a dimensão da Geofera, antevendo a sua organização em camadas distintas, mas relacionadas entre si.
Exercício 4
O ciclo hidrológico é um excelente exemplo das dinâmicas e interacções dos subsistemas terrestres. As imagens seguintes mostram o exercício e a sua resolução, após deslocação dos termos para as posições correctas...
Escrito por José Salsa
terça-feira, 31 de outubro de 2017
Notícia - Cientistas devolvem movimentos a ratos paraplégicos

Cientistas da Universidade Zurique, na Suíça, conseguiram que ratazanas paraplégicas voltassem a andar, e até mesmo a correr, graças a uma complexa combinação de medicamentos, estimulação eléctrica e exercício físico.
O estudo desenvolvido sugere que a regeneração de fibras nervosas não é fundamental, como anteriormente se pensava, para que os indivíduos afectados por paralesia recuperem os movimentos, abrindo uma nova linha de investigação no tratamento de lesões da espinal medula.
De acordo com Gregoire Courtine, professor responsável pela equipa de científicos, “a medula contém circuitos nervosos que, por si mesmos, sem intervenção do cérebro, podem gerar a actividade rítmica que faz mover os músculos das pernas, impulsionando o movimento de andar”.
Os cientistas da Universidade suíça trataram ratazanas que não conseguiam mexer as patas traseiras, colocando-as sobre uma passadeira que se movia a baixa velocidade, ao mesmo tempo que lhe administravam fármacos e choques eléctricos no local da lesão.
Esta combinação de técnicas provocou a regeneração do movimento rítmico dos músculos. No final do procedimento os animais caminhavam com normalidade, chegando a correr quando a passadeira rolante aumentava a velocidade.
A equipa dirigida por Courtine sublinha que o procedimento não permite que o indivíduo se desloque quando o seu cérebro ordena, mas sim através de uma acção externa que recupera os movimentos, que poderá também vir a ser aplicada em seres humanos.
L.M.N.
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