Páginas

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Árvores das florestas nubladas bebem água pelas folhas


Muitas das árvores das florestas tropicais montanhosas sobrevivem recorrendo a água retida pelas folhas a partir das nuvens, quando a água nos solos escasseia.

As árvores nas florestas tropicais de montanha, florestas nubladas, consomem água não só pelas raízes como directamente pelas folhas, verificaram os investigadores da Universidade da Califórnia. 

Este mecanismo é uma estratégia de sobrevivência essencial das árvores neste meios com nevoeiro. Caso as árvores tivessem apenas acesso à água dos solos pelas suas raízes teriam o seu desenvolvimento comprometido, ou seja, sem o nevoeiro as montanhas tropicais seriam zonas secas e a água nos solos seria por diversas vezes insuficiente para estas árvores subsistirem. 

Os investigadores alertam para o facto de que as alterações climáticas estão a provocar a diminuição de nevoeiro e a ameaçar este raro e já ameaçado ecossistema das montanhas tropicais. A diminuição do coberto de nuvens nestas zonas foi já correlacionado com o desaparecimento de espécies animais destes ecossistemas, como é o caso de espécies de sapos e de salamandras.

Nestas florestas, as folhas das árvores estão constantemente banhadas pelas nuvens, ficando húmidas. As árvores mais comuns destas florestas consomem essa água das folhas quando a água dos solos é insuficiente. Muitas florestas nubladas enfrentam uma estação seca, altura em que a principal fonte de água passa a ser a humidade retida nas folhas a partir das nuvens. Esta capacidade de consumo de água varia com a espécie, no entanto, são as árvores que têm mais capacidade para consumir água pelas folhas, que são mais vulneráveis à diminuição do coberto de nuvens.

Fonte: Nuno Leitão/ScienceDaily

Sem comentários: