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segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Notícia - Kaizen


Praticamente toda a gente quer evoluir, seja na vida pessoal, social ou profissional. Mas poucos são os que o acabam por alcançar, talvez por só esses perceberem correctamente o processo de crescimento e mudança. Além disso, ao extrapolar-se esta evolução de desempenho próprio para entidades impessoais e complexas (empresas, educação, liderança, gestão do local de trabalho), tornam-se evidentes as dificuldades intrínsecas. Esta evolução de desempenho apresenta-se, graficamente, em escada (tracejado):
     A passagem entre degraus sucessivos representa um salto evolutivo; este poderá ser uma inovação tecnológica, ou um novo método de trabalho, ou uma nova responsabilidade, ou...
     É nas 
plataformas dos degraus que ocorre o demorado processo de assimilação e acumulação de novas aprendizagens, positivas ou negativas, consequentes dos saltos evolutivos.
     Muitos de nós apoiam-se neste tipo de evolução. O salto poderá ser uma prova escrita, um trabalho/artigo da Ciência J a entregar, um novo método de estudo... Ao superarmos este salto, que habitualmente envolve novos conhecimentos, relaxamos, na esperança de nos trazer, finalmente, a vantagem desejada. Na realidade, mais tarde constata-se que se sofreu uma lenta estagnação, ou até regressão. Ao tentar corrigir a situação, repetimos o erro.
 Outros, conscientes da sua condição, esforçam-se por degraus mais inclinados (traço contínuo), para obterem desempenhos mais elevados. Neste caso, vão-se já preparando para o novo desafio que virá mais tarde, Este tipo de evolução, denominado Melhoria Contínua, distingue-se por continuamente reflectir sobre a nova situação, procurando descobrir métodos que façam elevar o desempenho actual - devido a esta preparação antecipada, o próximo salto terá maior sucesso! Infelizmente, tal evolução é encarada como sendo difícil, por obrigar a alterações impertinentes.

Kaizen

     Eis que surge a filosofia Kaizen. Formado por Kai (Mudança) e Zen (Bom, para melhor), este conceito japonês fomenta a Melhoria Contínua.

(Kai)+(Zen)=(Kaizen)
     Porém, conforme Masaaki Imai, o fundador do Kaizen, esta filosofia aposta em soluções simples e "baratas", baseadas no engenho pessoal, no empenho de toda a gente envolvida e na ideia central do combate ao desperdício (acções e itens sem valor). Nota que o Kaizen foi inicialmente desenvolvido e aplicado à indústria. Só mais tarde se reconheceu a sua aplicação funcional a outros campos: empresarial, familiar, pessoal, etc. Por isso, embora o kaizen se apoie em termos técnicos industriais, deves interpretá-los de um modo mais lato.
     É precisamente na eliminação sistemática de Muda (desperdício), Muri (dificuldade) e Mura(irregularidade) que o Kaizen apresenta métodos eficazes. Assim, identificam-se sete tipos diferentes de Muda:
  1. Produção em excesso;
  2. demasiadas Existências em stock;
  3. Transportes excessivamente longos;
  4. Esperas (atrasos);
  5. Movimentação excessiva do pessoal;
  6. Processamento superior ao desejado pelo cliente;
  7. Defeitos.
É importante adquirir o "olho Kaizen", aquele que observa atentamente, descobrindo exemplos de desperdício, seja ele concreto (material sem interesse) ou abstracto (acções sem valor). Terá, então, a tarefa de se indagar, continuamente - perguntando Como, Quando, Onde, Porquê várias vezes - para descobrir a melhor maneira de os eliminar eficaz e eficientemente.
     A gestão Kaizen exige que, numa primeira abordagem, seja feita uma operação especial de limpeza, o 
5s. Esta é composta por:
  • Seiri (Triagem) - selecção dos itens a aproveitar e a eliminar;
  • Seiton (Arrumação) - ordenar e arrumar os itens funcionalmente;
  • Seisou (Limpeza) - Verificar e restaurar as condições da área de trabalho;
  • Seiketsou (Normalização) - Definir normas de manutenção para a área de trabalho;
  • notavailableShitsuke (Disciplina) - Autodisciplina da manutenção das normas.
(Nota: A área de trabalho poderá ser uma área mental, incidindo sobre o nosso método de estudo, o nosso efeito social, etc.)



     Estes cinco sensos são fundamentais para a organização estratégica dos equipamentos, materiais, documentos e ideias no local de trabalho.

Implementação nas organizações

     A gestão Kaizen exige uma forte mudança da cultura interna, desde o topo da hierarquia da organização, até ao nível mais baixo (habitualmente a produção - "chão de fábrica") A direcção terá a responsabilidade de fomentar a cultura e ambiente necessários, encorajando as chefias intermédias e operários da produção naimplementação de Kaizen nas suas responsabilidades.
     Conforme Masaaki Imai, a realidade está no local onde o produto é criado - nagemba (lê-se guemba) - não nas nossas secretárias! Por isso, o conceito central de Gembakaizen, muito popularizado nos EUA pela Toyota nos anos oitenta, é o de dar aos trabalhadores a oportunidade e o poder de resolver problemas. Para isso, a organização tem de reconhecer que todos têm competências para contribuir com sugestões valiosas. Aconselha-se, então, a criação de um bom sistema de recepçãoe análise de ideias e de motivação do pensamento activo naquela.
     Para demonstrar e fomentar o poder do Kaizen, existem grupos de melhoria de acção rápida. Estes 
grupos são formados por elementos de várias hierarquias da organização, que implementam a filosofia Kaizen num curto espaço de tempo, em cinco dias úteis - são os eventos Gembakaizen Blitz. ("Blitz" identifica acções de implementação rápida e eficaz). Como o Kaizen enfatiza a acção real, a equipa tem de estar predisposta a "sujar as mãos" no chão de fábrica, desenvolvendo, testando e refinando soluções simples, apenas com os materiais existentes no local. Os resultados imediatos são deveras fantásticos: em apenas cinco dias, obtêm-se reduções de 30% a 80% (em média) nos vários processos em causa!
Masaaki Imai
Masaaki Imai

E lá em casa? A nível social...

     No teu quarto/escritório/estudo/etc., podes aliar a gestão Kaizen à Lei de Pareto, segundo a qual muitas actividades se regem pelo sistema 80/20. Um bom exemplo desta lei será a tua secretária, onde, em 80% de todas as tarefas executadas, só utilizarás 20% dos recursos (computador, papel, livros, material de escrita...) que possuis. Assim, inclina-te sobre a eliminação de Muda nas diveras áreas, através do método5s, tendo como referência a Lei de Pareto: organiza o local, de modo a que os utensílios usados com maior frequência tenham um acesso mais fácil e rápido, do que os restantes. Além disso, podes reflectir, continuamente (sem exageros), sobre novas e simples ideias aliadas ao teu posto/método de estudo/de trabalho...
     Também podemos aplicar a filosofia Kaizen à nossa vida social! Através de uma análise profunda e cuidada sobre a nossa personalidade (defeitos, qualidades, tipos de relacionamento, etc.), é-nos possívelevoluir, apoiando-nos no Kaizen. Esta área é uma muito importante, porque o nosso desempenho é directamente influenciado pelo próprio comportamento social. Se este comportamento não for positivo, terá de ser eliminado - este é o oitavo tipo de Muda!
Rudolf Appelt – Mar/Abr 2000

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Notícia - Google defronta o iPhone

"Telemóvel" já não é o termo exacto para definir grande parte desses equipamentos que ‘também fazem ligações telefónicas’. Hoje, 11% dos telemóveis vendidos no Mundo são ‘smart-phones’, equipamentos capazes de executar tarefas semelhantes às de um computador, estabelecer ligações rápidas à internet e até localizar rapidamente familiares e amigos.


A principal novidade do telemóvel da Google não é propriamente o aparelho mas o sistema operacional que o equipa, o Android. Uma aposta da Google num futuro em que mais pessoas vão ligar-se à internet por meio do telemóvel.

O G1, que ameaça destronar o iPhone, é um desses aparelhos com sistema operativo da Google e equipamento móvel da HTC. Chegou às lojas norte-americanas em Outubro do ano passado, com um preço de 200 dólares (155,20 euros) e obrigatoriedade de um contrato com a T-Mobile de dois anos.

Um mês depois chegava ao Reino Unido mas o resto da Europa deverá tê-lo, talvez numa versão actualizada e em telefones de várias marcas – HTC, LG, Motorola, Samsung e Sony Ericsson estão preparadas para lançar telemóveis com a plataforma Google – ainda no primeiro semestre deste ano. As confirmações de operadores ou fabricantes de telemóveis são nulas sobre o início da comercialização no nosso país. Continuam as negociações, dizem entretanto.

Para já, foram precisos três gigantes nas indústrias respectivas para apresentar um dispositivo capaz de competir com o iPhone da Apple. A T-Mobile vai garantir a distribuição do G1 pelo Mundo fora com tarifas interessantes, a Google desenvolveu a plataforma livre Android, permitindo assim à comunidade de programadores desenvolver aplicações eficazes e gratuitas, e a HTC forneceu um hardware capaz de tirar proveito das possibilidades do Android.

Na maioria dos telemóveis, os sistemas só podem ser alterados pelo fabricante. Trabalhar com um sistema operacional aberto é parte da estratégia da Google para transformar o Android na plataforma-padrão dos telemóveis no Planeta. Com isso, os programadores podem explorar e modificar códigos em todos os níveis do software, tornando o sistema cada vez mais atraente, divertido e rico em possibilidades.

A Google não ganha dinheiro directamente com o sistema operacional mas a audiência que atrai para os seus sites é garantia de lucro com a publicidade on-line, que representa 98% da facturação da empresa. O Android é também uma forma de a Google manter a sua supremacia na internet.


O telemóvel é uma história de sucesso. Poucas invenções podem orgulhar-se de uma adesão tão rápida pelos consumidores, que hoje o consideram um elemento fundamental da vida moderna. A par da internet, é uma das mais importantes revoluções tecnológicas.

Em 1973, a 3 de Abril, Martin Cooper, investigador da Motorola, efectuou a primeira chamada móvel. Em passeio pelas ruas de Nova Iorque, Cooper utilizou um protótipo de telemóvel que, 10 anos depois, viria a dar origem ao primeiro modelo destinado ao grande público: o DynaTAC 8000X, com o preço de 4000 dólares e um peso de quase um quilo! A bateria durava apenas para 20 minutos, o suficiente já que ninguém aguentava mais tempo com um quilo na mão...

A grande atracção do Google G1 é o sistema operacional Android, feito para ser também utilizado noutros ‘smart-phones’. Mais que um telemóvel, o G1 é uma máquina portátil de acesso à internet.


O Android é um sistema operacional aberto. Pode ser modificado e personalizado por qualquer programador.

Contactos, compromissos e arquivos não ficam guardados no telemóvel mas na conta on-line do Google.

O sistema de GPS localiza os contactos que estão on-line e mostra no Google Maps em que parte da cidade cada um deles está. Útil para localizar os filhos, o cônjuge ou outros familiares.

A câmara do telemóvel lê códigos de barras de produtos e compara preços na internet.

O Google Maps mostra quais as praças de táxi mais próximas. Para chamar um táxi, basta clicar no link que aparece no mapa.

Mário Gil