Páginas

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Notícia - Gigante dos mares já navega

Quando for lançado, no final de 2009, o ‘Oasis of the Seas’ será o maior navio de cruzeiros do Mundo, com 16 andares, 220 mil toneladas (a mesma do que a dos ‘Queen Mary 2’ e ‘Queen Elizabeth’ juntos) e capacidade para 5400 hóspedes, com base na ocupação dupla de suas 2700 cabinas.

Este Golias dos mares, da Royal Caribbean, com 361 metros de comprimento e 72 de altura, acabou de sair da doca seca dos estaleiros finlandeses de Turku com mais de 65% da sua construção já completada. Vai estar, durante um ano, a ser alvo de trabalhos de interiores e de decoração, sendo o primeiro a lançar um novo conceito de navios com praças temáticas distintas para que os hóspedes tenham experiências únicas, de acordo com o estilo, estado de espírito e preferências.

Entre as suas atracções está um parque de vegetação tropical ao ar livre do tamanho de um campo de futebol. Baptizada ‘Central Park’, a floresta será equipada com modernos equipamentos de controlo das condições ambientais, sistemas de irrigação e drenagem. Para além da arquitectura e design, muita engenharia vai a bordo.

Actualmente, os transatlânticos não possuem motores propulsores dentro do navio com eixos gigantes atravessando metade do navio: os motores são eléctricos e ficam dentro de casulos fora do navio totalmente submersos na água. Isso diminui muito a vibração e o barulho causado pela rotação do eixo. Geradores diesel, dentro do navio, fornecem energia eléctrica aos motores propulsores. Alguns ou todos os casulos podem girar 360º e com esse sistema não há necessidade de lemes. Pequenas hélices na proa, juntamente com os casulos giratórios, dispensam o uso de rebocadores nos portos.

Por outro lado, dois estabilizadores hidrodinâmicos em cada lado do navio são usados para reduzir drasticamente o balanço do mar, funcionando como nos submarinos e aviões e são controlados por computador. Podem ser estendidos ou girados rapidamente: quando o mar levanta o navio, eles giram de modo a que a força da água force o navio para baixo e vice-versa.

PORMENORES
Entre 91 mil sugestões para o nome do novo gigante, ganhou a de um norte-americano, baptizando também toda a linha de cruzeiros: Oasis Class.

Os estabilizadores, o peso e o comprimento do navio fazem com que o passageiro quase não perceba o balanço do mar.

Neste projecto foi adaptado o conceito de equipar o navio com várias praças públicas.

Uma espaço importante é especialmente reservado às crianças e adolescentes.

O ‘Oasis of the Seas’ é muito mais do que uma embarcação, é uma colecção de experiências surpreendentes que desafiam todas as limitações. Poder-se-á dizer que a capaciGigante dos mares já navegadade de imaginar não teve limites...

BILHETE DE IDENTIDADE

Proprietário: Royal Caribbean

Peso: 220 000 toneladas

Altura: 65 metros

Largura: 47 metros

Comprimento: 361 metros

Velocidade de cruzeiro: 20 nós (37 km/h)

Potência de saída: 60 mw

Calado: 9 metros

Mário Gil

Sem comentários: