sábado, 17 de janeiro de 2009

Acontecimentos marcantes na história da Terra

A Terra formou-se há cerca de 4600 milhões de anos (M.a.). Os geólogos consideram este tempo, até à actualidade, dividido em dois intervalos – o primeiro é designado por Criptozóico e o segundo por Fanerozóico. Estes intervalos estão divididos outros mais pequenos designados por Éons.
Éon Arcaico (4600 M.a. – 2500 M.a.): origem da vida e das primeiras células procariontes.
Éon Proterozóico (2500 M.a. – 570 M.a.): primeiras células eucariontes e primeiros seres pluricelulares.
Éon Fanerozóico (570 M.a. – Actualidade): encontra-se dividido em três Eras.
Era Cenozóica(66 M.a. –actualidade) os mamíferos povoam todos os ambientes; a fauna e a flora evoluem para as formas de vida actuais ; aparecimento do ser humano.
Era Mesozóica(245 M.a. – 66 M.a.):dominam as amonites e os dinossáurios; aparecem as primeiras aves, mamíferos e plantas com flor; ocorre a extinção das amonites e dos dinossáurios.
Era Paleozóica(570 M.a. – 245 M.a.): evolução da vida no mar; dominam as trilobites; aparecemos primeiros peixes, anfíbios e répteis;abundam os insectos e as grandes florestas; ocorre a extinção das trilobites.
As etapas da história da Terra são marcadas por certos acontecimentos de carácter cíclico, como são os casos das extinções de grande número de espécies e dos avanços e recuos do mar em relação à linha de costa, respectivamente, as transgressões e as regressões marinhas.Segundo os testemunhos fósseis, as grandes extinções que ocorreram no final da Era Paleozóica quase que despovoaram a Terra. Mais de 70% das espécies extinguiram-se. No final da Era Mesozóica ocorreram também, segundo o registo fóssil, grandes extinções marcadas pelo desaparecimento dos dinossaúrios e das amonites, entre muitas outras espécies. Os cientistas de várias áreas do conhecimento, entre os quais geólogos, biólogos, químicos, físicos e astrofísicos, consideram que a actividade vulcânica muito intensa existente na Terra ou o impacto de um corpo vindo do Espaço, como um cometa ou um asteróide, podem ter estado na origem das grandes extinções.
Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Recomendamos ...